O simpático velhinho

November 23, 2008 at 12:49 am Leave a comment

Bruna Buzzo

Se outubro foi um mês fraco para os Livros da Bravo, novembro veio reviver o gosto por uma boa leitura com ninguém menos que José Saramago, o maior escritor em língua portuguesa da atualidade, e o lançamento de seu A Viagem do Elefante, obra que o escritor teve medo de não ver terminada.

saramago

A matéria é vasta: duas páginas (e alguns pedacinhos) sobre a vida, as obras e a tragetória de Saramago pelos campos da política, cultura, internet. Depois de explicações sobre diversos livros e temáticas, uma entrevista com o próprio, concedida a Bravo por email, onde nosso simpático velhinho responde a questões que vão desde seu novo livro até as eleições presidenciais norte-americanas (então ainda não realizadas), passando pela bem sucedida adaptação cinematográfica de Ensaio sobre a Cegueira.

A matéria, entitulada A Vida depois do Nobel, se apresenta ao leitor de forma muito mais simpática e atraente do que se fosse apenas uma explanação sobre os efeitos do prêmio na obra do autor e na literatura de seu páis. O repórter Almir de Freitas conseguiu unir estas informações, importantes quando se fala do maior prêmio do mundo literário, com a simpatia de José Saramago, compondo uma matéria coesa, bem explicada e que atrai o leitor, apesar de ser maior do que de costume. A disgramação leve também ajudou bastante neste ponto.

Folheando a revista, a sessão de Livros prende a atenção logo de cara: a primeira dupla da matéria, traz uma página só com texto, enquanto na outra página, temos nosso colega de pátria mãe (a língua, de F. Pessoa!) a nos observar. Saramago lança aos leitores um olhar de questionamento, um convite à leitura. Sua face é uma interrogação, um susto e também um consolo.

Aos 87 anos, este grande senhor sobreviveu à pneumonia, terminou seu novo livro, um conto de 258 páginas, como ele nos apresenta a obra. O Nobel apenas fortaleceu sua escrita: a hipotese de que o preêmio pode ser o final de um autor não se concretizou. E, para nossa sorte, Saramago esta mais saudável do que nunca e, atualmente no Brasil, ele até posta sobre em seu blog. Por hoje em dia, todos temos muito a dizer!

Entry filed under: Literatura. Tags: , , , , , .

Busca por um legado As sutilezas da apresentação

Leave a comment

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed